Como escolher a pasta de dentes vegan?
O mais importante a não esquecer ao escolher uma pasta de dentes vegan é a presença de flúor, que é muito importante porque ajuda a proteger e remineralizar o esmalte. Existem várias pastas que contém flúor de origem natural e são, por isso, consideradas pasta de dentes vegan “vegan friendly”.
Vamos descobrir as opções disponíveis:
- Jordan Green Clean – à venda nas grandes superfícies tem uma combinação de flúor e xilitol (10%). A embalagem é de plástico reciclado (até 50%).
- The humble co. – Marca sueca com várias pastas de dentes vegan que contêm flúor, tendo ingredientes como gengibre, carvão e menta.
- Homeocaryl – opção com aroma a clorofila tem flúor e é compatível com a toma de homeopáticos. Esta marca também tem disponível uma pasta para dentes sensíveis com aloé vera e uma com aroma a limão.
- Neobio – opção “fluoride zanhcreme” uma pasta de dentes com flúor e aroma a menta
- AloeDent – marca com várias pastas vegan, mas nem todas têm flúor por isso recomendo apenas as que contêm flúor: uma pasta para dentes sensíveis com aroma a hortelã pimenta e menta; uma pasta de tripla ação com óleo de melaleuca, coenzima Q10, quitosana e sílica com aroma a hortelã pimenta e menta; e ainda uma pasta pró-sensitiva com ação branqueadora que também contem flúor.
- Jasön – outra marca que tem várias pastas, mas nem todas têm flúor, por isso recomendo a pasta vegan “healthy mouth” que é fluoretada e tem aroma a melaleuca e canela, com ação protetora contra o aparecimento de cáries e tátaro. Da mesma marca existe um gel dentífrico com flúor chamado “sea fresh” bom para a proteção do esmalte e que tem aroma a menta.
- Organic – a opção pasta dentífrica vegan “healthy gums” com aroma a romã, a pasta “puryfing” com aloé vera e melaleuca ou ainda a pasta “whitening” que tem tripla ação protetora e aroma a menta. Todas estas possuem quantidades adequadas de flúor. Recomendo ter atenção ao comprar, pois nem todas as pastas desta marca têm flúor.
- Denforsan – tem duas pastas, uma com aroma a menta e funcho e ainda uma para o cuidado específico das gengivas com extrato de camomila. Ambas são vegan e têm flúor.
- Tom’s of Maine – desta marca há duas pastas com flúor, a “natural toothpaste” e a “whole care”
- Hello – tem várias pastas com flúor como a “natural whitening” e a “sensitivity relief” que contêm óleo de côco.
- Kiss my face – desta marca recomendo a “enamel extra” com aroma a menta e contêm flúor, aloé vera, extrato de folha de oliva e outros óleos naturais.
- Kingfisher – pasta vegan com flúor apropriada para pacientes que estejam a fazer tratamentos homeopáticos, não tendo aroma a menta.
- Kopari – tem uma pasta de côco com óleo de côco e com cristais de hidroxiapatite que são uma boa alternativa ao flúor.
- Ecodenta – pasta vegan com aroma a meloa tem flúor, sais minerais de cálcio importantes para ajudar na proteção do esmalte dentário e óleos essenciais.
- Call white – esta é uma pasta reforçada com vitamina B12 que é bastante importante para muitos vegetarianos e vegans. No entanto, como não tem flúor não deve ser utilizada diariamente, mas sim alternada com uma pasta fluoretada.
Opções para os mais pequenos:
- Jordan Green Clean Junior – com flúor na quantidade de 1450 ppm.
- The humble co. – pasta vegan com flúor e aroma a morango para crianças entre os 2 e os 6 anos. Contém 1000ppm.
- Cattier – pasta de dentes biológica com flúor, aloé vera, stévia e aroma a laranja ou menta. Para crianças com 7 anos ou mais.
- Logodent – pasta vegan com flúor, sílica e cálcio com aroma tutti-frutti para crianças dos 6 aos 12 anos.
- Tom’s of Maine – pasta com aroma a manga e laranja
- Hello – pasta com aroma a morango, apropriada para crianças com dois anos ou mais.
- Kiss my face – pasta 100% natural com aroma a framboesa
Como e onde comprar:
Podem encontrar estas pastas de dentes vegan em lojas de artigos biológicos e saudáveis ou online.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a fazer as suas escolhas de acordo com o seu estilo de vida. Lembre-se que não menos importante é a frequência e a técnica de escovagem. A pasta de dentes por si só não é milagrosa!
Autora: Madalena Almeida Silva