Todos sabemos que as nossas crianças e mesmo nós adultos, adoramos uma bela taça de cereais com leite, frutas ou até mesmo umas belas papas de Cerelac, Nestum ou mesmo uma Granola ! Mas…soa tudo muito bem, até à parte em que viramos a caixa para ler o rótulo e vemos que estão carregadas de açúcar e farinha.
Posto isto apresentamos uma solução de granola caseira para comer com leite/iogurte e fruta, fácil e rápida de fazer, que pode colocar em frasquinhos e ter sempre disponível em casa.
A granola existe desde 1830, quando o americano William Sylvester Graham, vegetariano acérrimo, inventou a farinha integral, um preparado feito apenas de cereais moídos, sem aditivos. A partir daí foram vários os nomes patenteados: granula, granola e ganolietta para produtos de milho integral, parecidos com o muesli. O mais curioso foi Kellogg que criou e patenteou a “granola”, uma mistura de grãos de aveia, trigo e milho assados. Mas a combinação não teve sucesso e Kellogg desistiu de a promover porque criou a famosa pasta de milho – Corn Flakes !! que vendeu imenso!!
Por volta de 1960, impulsionada pelo movimento hippie americano e a cultura da saúde, a granola voltou a ser comercializada. No entanto 10 anos mais tarde as grandes empresas começaram a vender a granola adoçada e menos saudável. Por esta razão é difícil encontrar e escolher quando vamos ao supermercado qual a granola ideal.
A granola é benéfica para o organismo a vários níveis: dá energia, é rica em fibra, sacia durante mais tempo, contém vitaminas e minerais, tem ómega 3 e ajuda a estabilizar os níveis de açúcar. MAS NÃO É QUALQUER GRANOLA!!
A receita que apresentamos tem uma quantidade mínima de açúcar, presente no mel. E como já referimos várias vezes aqui no blog, menos açúcar, menos cáries. Além disso esta granola como é rica em sementes de girassol e de abóbora, ambas ricas em fósforo, é excelente para a formação e manutenção dos ossos e dentes das nossas crianças.
No entanto é muito importante a correta higiene oral, porque é uma mistura muito “pegajosa” para os dentes. Os frutos secos e esta pasta “caramelizada” TEM UMA ADESÃO ELEVADA AOS DENTES. Por isso, é essencial uma escovagem dentária reforçada e eficaz.
A granola está especialmente indicada ao pequeno-almoço, para dar tempo para o corpo consumir a energia durante o dia. A porção recomendada diária de granola não deve ultrapassar as 40 gramas, o equivalente a 3 colheres de sopa.
Receita de granola caseira para fortalecer os dentes
– 1 chávena e meia de Flocos grandes de aveia
– 1/2 chávena de sementes de girassol
– 1/2 chávena de sementes de abóbora
– 1 chávena de vários frutos secos (nozes, amêndoas, cajus, amendoins). Pode misturar vários frutos secos, ou usar só um tipo fica a gosto
– 1/2 chávena de passas (se gostar)
– 2 colheres de sopa de óleo de côco (ou azeite)
– 3 colheres de sopa de mel
– Canela a gosto
Deitar a aveia, as sementes e os frutos secos, num tabuleiro de ir ao forno. Por cima deitar o óleo de côco o mel e a canela, misturar tudo. Colocar no forno a 180/200 graus (aquecido previamente). Deixar durante 15 minutos ou até ficar dourado. Convém ir vigiando e mexendo de vez em quando. Deixar arrefecer e guardar em frascos bem fechados, e está pronta a ser consumida.
Bom apetite!!
Quer saber mais receitas saborosas e amigas dos dentes? Clique aqui.